História da Câmara

por Interlegis — última modificação 13/10/2015 10h40

HISTÓRIA DO PODER LEGISLATIVO DE SÃO MIGUEL DO PASSA QUATRO, GOIÁS

(Por Elson Gonçalves de Oliveira)

I - INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

O Município de São Miguel do Passa Quatro foi criado e desmembrado do Município de Silvânia por força da Lei Estadual nº 10.432, de 09 de janeiro de 1988, e instalado em 1º de janeiro do ano seguinte com a posse do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores eleitos simultaneamente com os dos municípios existentes.

Para abrigar os Poderes Executivo e Legislativo do novo município, o Governo do Estado cedeu à municipalidade o pavilhão antigo do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, onde foram promovidas algumas adaptações, com a colocação de divisórias.

Concluídos os dois primeiros anos da administração pioneira, no dia 20 de fevereiro de 1991 a Prefeitura passou a funcionar em sede própria, na Praça Sebastião Gonçalves da Silva, nº 697. No ano seguinte, no mesmo prédio, foi destacado espaço físico adequado para funcionamento da Câmara Municipal, com compartimentos próprios, plenário para as discussões parlamentares, tudo com instalações modernas e bem trabalhadas.

Nesse local funcionou o Poder Legislativo até a data de 25 de junho de 2004, quando foi transferido para sede própria, no endereço atual da Av. Alcides Pereira de Castro, centro, nº448, centro.

II - AS DIVERSAS COMPOSIÇÕES DO PODER LEGISLATIVO

Ao longo do tempo o Poder Legislativo Municipal teve as seguintes composições:

Período de 1989-1992:

Domingos Rodrigues Pereira, Manoel Tobias da Silva, Edson Dias, César Antônio de Oliveira, Gilmar Pereira de Souza, Geraldo José de Carvalho, José Alonso de Carvalho, Valdivino Inácio de Carvalho, Valter Martins de Carvalho; 1º suplente: Sebastião Tavares de Aleluia; 2º suplente: João Batista de Carvalho.

Período de 1993-1996:

Valdivino Inácio de Carvalho, César Antônio de Oliveira, Domingos Rodrigues Pereira, Emerson Cícero Dias, Emivaldo Meireles dos Reis, Geraldo José de Carvalho, João Batista Mateus, José Alonso de Carvalho, José Carlos de Carvalho, José Nicéios da Costa.

Período de 1997-2000:

Terezinha de Jesus da Costa Souza, Antônio Pires Basílio, Emerson Cícero Dias, Geraldo José de Carvalho, Gercimon Sebastião Lourenço, Ivo Aparecido Gomes, José Alonso de Carvalho, José Divino de Carvalho, José Ricardo de Aleluia; 1º suplente: José Neves Batista.

Período de 2001-2004:

Franksley Márcio de Araújo, Geraldo José de Carvalho, José Afonso de Aleluia, José Alonso de Carvalho, Luziano Pereira, Terezinha de Jesus da Costa Souza, Ubsair José Elias, Valdivino Inácio de Carvalho.

Período de 2005-2008:

Franksley Márcio de Araújo, Ataualpa Inca Resende, Genivaldo Vicente da Costa, Geraldo José de Carvalho, Helivaldo Luiz da Costa, José Alonso de Carvalho, José Ricardo de Aleluia, Plínio José da Silva Almeida, Terezinha de Jesus da Costa Souza.

Período de 2009-2012:

Helivaldo Luiz da Costa, Emerson Cícero Dias, Ivo Aparecido Gomes, Geraldo José de Carvalho, João Paulo Fogaça Pereira, José Ricardo de Aleluia, Marlene Lourenço da Costa Aleluia, Plínio José da Silva Almeida, Terezinha de Jesus da Costa Souza; 1º suplente: Leonardo Assunção de Souza.

Período de 2013-2016:

Plínio José da Silva Almeida, Coldeci Borges da Silva, Ivo Aparecido Gomes, Helivaldo Luiz da Costa, Emerson Cícero Dias, Franksley Márcio de Araújo, Gilmar José da Costa, João Paulo Fogaça Pereira, Luciene Cristina Pereira, Luzia Maria Pires; 1º suplente: Ediana Mirelli Carlos da Rosa Corrêa; 2º suplente: Gilmar José da Costa.

NOTA: A suplente Ediana Mirelli Carlos da Rosa Corrêa assumiu o mandato no período de 18 de fevereiro a 18 de abril do ano de 2013, em substituição ao vereador João Paulo Fogaça Pereira, que entrou em gozo de licença; com a renúncia do vereador João Paulo Fogaça Pereira, ocorrida em 12 de agosto de 2013, a mesma suplente tomou posse como titular da cadeira, no dia 14 de agosto de 2013, permanecendo no cargo até o dia 23 de setembro de 2013, data em que, por força de decisão da Justiça Eleitoral, foi substituída pelo suplente Gilmar José da Costa.

III - COMPOSIÇÃO DA ATUAL MESA DIRETORA

Atualmente, a Câmara Municipal apresenta a seguinte composição:

Presidente: Emerson Cícero Dias

Vice Presidente: Franksley Márcio de Araújo